top of page
  • Foto do escritorEstúdiosEO Entre Olhos

Estúdio Entre Olhos, coletivo de produção cultural nas periferias completa nove anos de atuação.

O estúdio coletivo Entre Olhos ativo desde Janeiro de 2014 tem origem no Planalto Pici, em Fortaleza, atuando com produção artística e cultural em periferias e interiores do Ceará.


Há alguns anos em todo o território nacional se popularizou as organizações comunitárias voltadas para produção artística, os hoje populares coletivos de arte e cultura povoam as programações artísticas de centros culturais no pais. No Ceará esse movimento não foi diferente, podemos observar, pela trajetória do Estúdio Coletivo Entre Olhos que em Janeiro deste ano chega há quase uma década de atuação no circuito cultural do estado.


Era 2014 no Planalto Pici quando um grupo de jovens artístas e mobilizadores sociais se encontraram para a realização da I Mostra de Cinema e Outras Artes que ocupou o antigo Centro de Cidadania Cesar Cals, atualmente Centro Urbano de Cultura e Arte - Cuca Pici. Era a sistematização da primeira programação realizada com o selo Entre Olhos, de la até o dia de hoje o coletivo já realizou mostras de cinema, festivais de arte, eventos de formação artística e de experiência cultural.



"Desde as primeiras atividades o coletivo sempre precisou estabelecer parcerias com outros grupos para criar espaços de realização conjunto, visando tanto criar condições de realização, porque não tinhamos nada, nem equipamentos, nem sede, só uma vontade de criar espaços de experiência cultural nos nossos bairros." Comenta Erick Sousa, atual gestor de produção do estúdio coletivo.


Entre os anos de 2018 e 2019 o coletivo se expandiu, através do contato com agentes de periferias de Pernambuco e Paraná, "criando assim uma cultura de expansão orgânica da organização que acontece através de relações afetiva, de produção cultural e representatividade para as periferias" informa Alexandre Machado, coordenador das ações do coletivo em Sobral no Ceará.


Está no repertório do coletivo projetos contínuos de realização anual que, gradativamente foram se consolidando no calendário cultural cearense, entre estes a Mostra Itienrante Livre de Cinema, o Festival do Audiovisual Periférico de Sobral, a Mostra de Cinema Educativo e Infantil são exemplos de projetos de circulação e formação audiovisual que tiveram reconhecimento institucional por meio dos editais e prêmios que estes projetos levaram.













8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page